• 2 de janeiro de 2020

Já ouviu falar em “Crise do Crescimento”​?

Verão, férias, comemorações e o que vivi nas últimas semanas de 2019 foi a busca de pessoas por apoio por estarem vivendo um momento de crescimento e ampliação dos seus negócios.

O empreendedor quer crescer, crescer é bom! E as expectativas é que 2020 seja realmente um ano de expansão, pelo movimento que muitas empresas já perceberam no final de 2019.

Só que o crescimento também prevê algumas crises, e precisamos estar preparados pra lidar com elas.

Para uma empresa crescer, é preciso conciliar os seguintes fatores:

– Excelentes resultados para os interessados externos (vendas, lucro para investidores…),

– Superar seus concorrentes de uma forma singular,

– Ter uma história e uma cultura que se traduza numa força interna de liderança e de gestão que sustentem o crescimento tão desejado.

A maioria das empresas que cresce de forma sustentável, mantém em sua cultura características de um fundador que foi arrojado e ambicioso no início de sua trajetória empreendedora. As atitudes e comportamentos do fundador são traços fortes da cultura organizacional que precisam ser preservados por todos que trabalham na empresa. E isso envolve estar obstinado em trabalhar duro para vencer os desafios que o crescimento nos impõe.

Essa “crise de crescimento”, é o que Chris Zook e James Allen, pesquisadores e autores do livro: Lucro a partir do Core Business chamam de Overload,  ou Sobrecarga.

Esse momento é um grande paradoxo do crescimento de um negócio, porque enquanto os indicadores de sucesso de uma empresa estão relacionados a resultados externos, o estado de saúde interno da organização é negligenciado, provocando um impacto direto na capacidade de crescimento de uma organização.

Percebe-se uma diminuição da vitalidade e da força interna bem no momento em que a empresa está crescendo de forma intensa.

Crise do Crescimento é dolorida para a empresa porque acontece quando todos estão trabalhando muito duro para atingir objetivos extremamente importantes, e com pouca capacidade para lidar com mais demandas. E isso acontece porque as empresas não se prepararam internamente para a pressão exercida pelo porte e pela complexidade. E aí vem aquele sentimento horrível de que você está trabalhando mais duro do que jamais trabalhou, está crescendo, mas parece que algo muito ruim está prestes a acontecer porque você se sente cada vez mais sobrecarregado. E a sensação é de que por mais que faça, não será o suficiente. O grande problema aqui é que quando essa crise se instala, a missão do gestor deixa de ser voltada para o cliente e passa a ser lidar com a crise para evitar a tragédia.

Há algumas evidências que ajudam a perceber que sua empresa está vivendo essa crise:   

– Detalhes importantes acabam sendo esquecidos,

– Sistemas que não ganham escala,

– Talentos a beira da exaustão,

– Tensão crescente entre colegas,

– Diminuição da confiança entre membros da equipe ou entre setores, que resulta num desempenho insatisfatório no mercado, clientes insatisfeitos e dificuldades financeiras.

Qual seria a solução nesse caso?

Pois o objetivo de identificar um problema e prever uma crise é sempre encontrar caminhos para superar os obstáculos.

Os dois pilares principais que darão sustentação ao crescimento nesse momento envolvem:

1)    Redescobrir a Missão Central– muitas vezes nesses momentos de crise por sobrecarga de trabalho e agendas, acaba-se perdendo o foco sobre a razão da empresa existir e o seu diferencial, aquilo que a torna única na entrega ao cliente.

2)    Começar uma transformação na linha de frente implantando alguns processos que atendem princípios fundamentais para sair dessa crise.

E o maior questionamento que ouço é: Como fazer com que a minha equipe vista a camisa nesse momento tão importante?

Há muitas técnicas e ferramentas de engajamento que podemos utilizar de acordo com o momento e a necessidade.

Nesse caso específico em que precisamos envolver emocionalmente a linha de frente os seguintes passos já apresentaram excelentes resultados:

1)    Invista na comunicação: Conecte a linha de frente com a área estratégica, através de iniciativas que envolvam a linha de frente nas decisões estratégicas, oferecendo oportunidades para sugestões. Você verá como é enriquecedor criar um espaço para compartilhar experiências e pontos de vista diferentes. Favoreça a troca de aprendizados, onde as pessoas tenham oportunidade de ouvir e serem ouvidas.

2)    Reconheça e valorize as equipes e pessoas que fazem a diferença para a empresa, oferecendo a melhor experiência para o cliente, ou o melhor resultado de entrega. Estimule uma competição saudável em que todos ganhem no final.

3)    Invista na melhoria contínua de todas as áreas, de forma que percebam que todos têm acesso ao desenvolvimento, com o objetivo de melhoras as operações e estratégias de toda a organização.

4)    Colete informações e utilize de forma assertiva os dados referentes às melhores práticas em toda a jornada do cliente, do desenvolvimento do produto ou do serviço, e nos processos essenciais para a Missão da empresa.

5)    Estimule a reflexão para manter a energia diariamente conectada com os valores organizacionais e a experiência do cliente.

6)    Tenha indicadores de comprometimento e satisfação de todos os envolvidos: parceiros, funcionários, fornecedores…

7)    Tenha a clareza do Foco pra viabilizar uma padronização na entrega e nos relacionamentos para construir um modelo de negócio único que possa ser replicável.

Principalmente, aproveite esse momento de crescimento rápido para envolver todos no Propósito da empresa. Garanta que cada um possa usar os seus talentos únicos para crescer de forma fluída e com aquele sentimento de realização que temos quando podemos contribuir uns com os outros oferecendo o que temos de melhor.

Viva intensamente um Próspero 2020!

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