Semana passada participei com meu filho da CCXP Comic Con Experience, um evento idealizado e realizado por brasileiros, que é reconhecido como um dos melhores eventos de Cultura Pop do mundo.
Foi mais uma das muitas experiências que vivi esse ano que nutriram o meu orgulho de ser brasileira ao ver um engajamento internacional com projetos desenvolvidos no Brasil.
Ao abrir o evento @Erico Borgo contou da sua emoção ao negociar com a indústria cinematográfica a divulgação de conteúdos inéditos de alta qualidade para um público apaixonado por cinema, quadrinhos e seriados. E contou que a cada ano mais diretores, produtores e atores se engajam com o propósito da Comic Con pela qualidade do público que o frequenta.
Quem trabalha com equipes como eu, sabe que existem princípios básicos para engajamento que servem tanto para relacionamentos pessoais quanto para equipes grandes ou pequenas. Estes princípios são úteis para promover o comprometimento de equipes que estejam trabalhando juntas, tanto em empresas, quanto em associações ou projetos sociais. E servem também, como no caso da CCXP, para unir pessoas que compartilham interesses em comum.
Eu vou falar de apenas 1 elemento de engajamento que é muito latente na Comic Com.
1) Os frequentadores do Evento sabem o que os organizadores esperam deles. Assim como os organizadores sabem o que o público espera da Comic Con , quando falamos em engajamento de equipes esse é o primeiro aspecto que líderes devem estar atentos.
Logo na abertura do evento, antes do Painel com Chris Columbus, Érico Borgo explicou ao auditório lotado com 3200 pessoas que a CCXP consegue trazer conteúdos inéditos, contar com a participação de pessoas que nunca foram em outros eventos porque os conteúdos inéditos apresentados a este público nunca vazou. As pessoas que enfrentam horas de filas para participar dos painéis com conteúdos exclusivos respeitam o acordo de proibido filmar e fotografar. E essa comprovação da qualidade do público brasileiro que fez com que produtores internacionais confiassem em nós.
Ou seja, a Comic Con atende as expectativas de seu público e recebe de volta o comprometimento de ser merecedor da confiança depositada nele.
É um público exigente e ético de um evento feito por pessoas compartilham interesses e valores em comum.
Líderes que se comunicam de forma assertiva dizendo o que esperam da sua equipe e permitem que sua equipe saiba o que esperar de seus líderes, conseguem um engajamento que gera resultados muito impactantes para ambas as partes. Como um sentimento de realização muito grande por fazer parte de algo que traz realização para ambos.
Pensando agora na nossa realidade nas empresas em que atuamos e nas nossas equipes:
Você sabe o que sua equipe espera de você?
Sua equipe sabe realmente o que você espera dela?
Isso é declarado numa comunicação clara , que não deixa dúvidas? Ou você imagina que eles devem saber?
Lembre-se quanto mais alinhadas estiverem as expectativas e os objetivos de ambas as partes, melhores serão os resultados para todos os envolvidos!
izabelmattos@vangarden.com.br
48 99829-9055
© Vangarden® 2000-2022 - Todos os direitos reservados - CNPJ 04.579.426/0001-00 - Desenvolvido por Patropi Comunica.