Martin Seligman, Ph.D, é Psicólogo, Professor na Universidade da Pensilvânia, onde em 2005 foi aprovado o Mestrado em Psicologia Positiva Aplicada, curso que ele coordena desde então,e que é uma das especializações mais concorridas em Psicologia pelo seu conteúdo transformador tanto do ponto de vista profissional quanto pessoal.
Selligman é uma grande referência na área de Psicologia, em 1997 foi Presidente da Associação Americana de Psicologia nos anos seguintes presidiu outras importantes Associações de Psicologia dos Estados Unidos.
Selligman inicia o livro fazendo um comparativo entre seus estudos que resultaram no livro Felicidade Autêntica e descreve o resultado da continuidade e aprofundamento destes estudos em Florescer.
Florescer narra exemplos práticos de programas desenvolvidos para fortalecer psicologicamente soldados, desenvolver a resiliência em adolescentes, como os princípios da Psicologia Positiva contribuem para astronautas em viagens espaciais, sobre a importância de se desenvolver a espiritualidade humana como um alicerce de autoconsciência que envolve reflexão e introspecção para obter discernimento sobre questões importantes da vida, além de discutir os benefícios da Psicologia Positiva em casos de Transtorno de Estresse Pós Traumáutico, e como seus princípios contribuem para a saúde física, explicando como as variáveis psicológicas influenciam o adoecimento.
Florescer
Resultado do aprofundamento dos estudos apresentados em
Felicidade Autêntica
Na Teoria Original apresentada no livro Felicidade Autêntica, a felicidade é descrita como uma coisa real que poderia ser analisada a partir de 3 elementos:
Emoção Positiva- o que sentimos que nos proporciona uma vida agradável
Engajamento- é a entrega o flow, é o envolvimento cognitivo e emocional que nos proporciona uma vida comprometida e
Sentido- Consiste em servir e pertencer a algo maior que você mesmo.
Quanto mais emoção positiva, engajamento e sentido, maior o nível de satisfação com a vida.
No livro Florescer a palavra Felicidade foi substituída pela expressão Bem-estar, que trata-se de um construto, é uma teoria de livre escolha, com 5 elementos em que cada elemento possui 3 propriedades que os validam:
Segundo a Psicologia Positiva os elementos necessários ao Bem-estar são:
Os mais importantes biólogos do mundo reuniram evidências que comprovam que a unidade primária da Seleção Natural é o Grupo. Nick Humphrey, um estudioso de Psicologia já afirmou que o cérebro é um solucionador de problemas sociais, não de problemas físicos.
O Objetivo da Psicologia Positiva é promover o Florescimento.
Para Florescer um indivíduo deve ter todas as características essenciais que são:
Emoções Positivas, Engajamento e Sentido. E além das essenciais, ter 3 das 6 características adicionais que são:
Além do embasamento teórico sobre a Teoria do Bem-Estar, Seligman nos presenteia neste livro com exemplos práticos, metodologias e experiências bem-sucedidas com Ferramentas da Psicologia Positiva. Entre elas exemplos de:
Exercícios de gratidão- Estes exercícios têm o objetivo de estimular a pensar e desfrutar os eventos bons que nos acontecem todo os dias. É importante compreender que graças ao nosso processo evolutivo, que fez com que nossos ancestrais fossem capazes de prever as situações mais catastróficas, se preparando para o desastre e sobrevivendo a era do gelo, por exemplo, a maioria de nós tem mais facilidade para enfatizar os aspectos negativos do que os positivos da nossa vida. Por isso exercitar a gratidão é tão importante.
RAC (Resposta Ativa Construtiva)- A forma como você reage quando uma pessoa lhe conta uma novidade pode fortalecer ou minar o relacionamento. Ela funciona assim: Ouça atentamente cada vez que uma pessoa importante para você contar algo bom que lhe aconteceu.
Pare o que estiver fazendo para responder ativa e construtivamente. Peça para a pessoa lhe contar o fato em detalhes; quanto mais tempo ele ou ela passar revivendo-o melhor.
Seligman constatou em suas pesquisas com pacientes que faziam terapia psicológica para tratar depressão, que assim como a depressão volta quando o paciente para com o medicamento, da mesma forma o efeito da terapia tradicional acaba quando ela termina.
As terapias psicológicas hoje tendem cada vez a ser mais realistas. Se no século passado a tarefa do terapeuta era minimizar as emoções negativas, como a raiva e a tristeza, hoje há uma abordagem mais realista que é enfrentar as emoções negativas, para que a pessoa aprenda a funcionar mesmo quando ela está triste.
A terapia da Psicologia Positiva está além da prática que minimiza o sofrimento, ela ajuda o cliente a compreender que em determinados momentos de sua vida a raiva e a tristeza virão, e ele precisará reunir forças dentro de si para enfrentá-las.
É aí que entra o trabalho do terapeuta ou do Coach de capacitar o cliente a desenvolver os elementos do bem-estar em sua vida:
Seligman defende que a Psicologia Positiva é a disciplina capaz de dar o suporte científico e teórico com as evidências que um processo de Coaching necessita.
Toda pessoa, todo cliente quer ser feliz, e não é tirando a tristeza que o cliente fica feliz, uma terapia voltada a eliminação das emoções negativas apenas, deixará um vazio ao final.
Num processo terapêutico moderno é essencial:
Exemplos de Aplicação prática da Teoria do Bem-estar
Empresas:
Auxiliando a alcançar metas realmente significativas,
Utilizar os princípios da Investigação Apreciativa, que nada mais é do que descobrir os pontos fortes de sua equipe e aperfeiçoá-los com foco em melhorar o desempenho e o engajamento da equipe com as metas organizacionais. Pois assim como as pessoas, as empresas também devem florescer, cultivando relacionamentos e criando sentido. É o que Seligman chama de Empresas Positivas, empresas que têm em sua cultura gratidão e a resposta ativa e construtiva para gerar oportunidades para engajamento, definição de metas “transformando empregos em chamados.”
Casamento:
O livro também nos dá exemplos de como utilizar os princípios da Psicologia Positiva para ter casamentos mais felizes e duradouros e nos revela que as pessoas ainda buscam o casamento, porque ele nos proporciona três tipos de amor:
Tratamento do Stress Pós Traumático:
Com foco em desenvolver a força através da ressignificação e tratamento das cicatrizes pós traumáticas, através da diferenciação entre uma tristeza normal e o transtorno em si. Estimulando o fortalecimento emocional em contraponto à vitimização, passando a ver no trauma uma possibilidade de fortalecimento psicológico.
Um estudo com 1700 pessoas que passaram por traumas como estupro, tortura e aprisionamento, morte de um filho, eram psicologicamente mais fortes do que as que não haviam passado por trauma nenhum. E essa força as estimulava ao Crescimento Pós Traumático, dando um sentido maior à sua vida, após terem sobrevivido ao trauma. Pois reconheciam a sua capacidade de enfrentar situações adversas, e promoviam uma reavaliação interna sobre o que realmente é importante e prioritário em suas vidas.
Seligman uniu-se a outros dois professores de Psicologia e com base nesse estudo desenvolveu o Curso de Crescimento Pós-Traumático que estimulava uma transformação pessoal através da:
Há cinco elementos que contribuem para o crescimento pós traumático:
Educação
Seligman apresenta neste livro resultados de pesquisas que demonstram como podemos transformar a vida de jovens se utilizarmos a Psicologia Positiva em escolas, e nos alerta que há 50 anos a depressão costumava ocorrer em adultos na faixa de 30 anos, hoje ela atinge de forma assustadora, jovens com menos de 15 anos de idade.
O livro nos relata descobertas importantes para o Sistema Educacional, e estimula escolas a ensinarem tanto as habilidades de bem-estar, quanto as de realização sem comprometer nenhuma das duas.
Uma importante razão para que o bem-estar seja ensinado nas escolas é a avalanche de depressão entre os adolescentes, outra é que o bem-estar melhora a aprendizagem.
O pensamento crítico e o seguimento das regras é muito importante, no entanto as escolas não podem menosprezar o pensamento criativo, essencial para aprender coisas novas. Ensinar aos adolescentes o Bem-estar seria um antídoto à depressão e um modo de aumentar a satisfação com a vida auxiliando numa melhor aprendizagem e a um pensamento mais criativo.
Vale muito a pena que educadores leiam o livro que dá acesso ao resultado de uma pesquisa feita pelo governo do Reino Unido envolvendo 100 professores e 3000 alunos chamado: PROGRAMA DE RESILIÊNCIA PENN, considerado o mais pesquisado programa de prevenção à Depressão do mundo, que nada mais é, do que uma forma de ensinar Bem-estar nas Escolas. Este programa tem os seguintes objetivos:
Ensinar os alunos a lidar com problemas do dia a dia que são comuns na adolescência
Estes resultados são alcançados através de exercícios que estimulam a gratidão, a utilizar as forças pessoais de novas maneiras, a identificar forças de caráter em si mesmos, nos amigos e em figuras literárias. Usar seus talentos para vencer desafios.
Resultados da Pesquisa:
Engajamento na aprendizagem, prazer na escola e realização
Melhorou as habilidades sociais dos alunos, como: empatia, cooperação, assertividade, autocontrole).
Reduziu a má conduta
Se você é educador e se interessou pelo tema vale a pena ler na íntegra o PROJETO DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE GEELONG, Selligman conta neste livro como é a estrutura do curso para treinar professores e criar cursos independentes de Educação Positiva.
Resiliência:
A Psicologia Positiva desenvolve estudos com resultados impactantes sobre resiliência, por exemplo:após a preparação e adequação do treinamento feito em escolas para aplicar no exército, os pesquisadores se surpreenderam ao verificar que as mesmas questões que estão entre os civis, ocupam o pensamento dos soldados.
E o treinamento de desenvolvimento da resiliência foi dividido em 3 partes:
1) Desenvolver Resistência Mental- O que desencadeia a emoção não é a adversidade, mas as crenças sobre a adversidade. Separar a adversidade da emoção, descrevendo como se sente diante dela. Colocando foco nas armadilhas do pensamento como a Armadilha da Generalização. Identificando os Icebergs- crenças profundas que com frequência levam a reações emocionais desajustadas e determinar se o iceberg é significativo, se ele é correto, se é excessivamente rígido, e se é útil. A partir dessas análises minimizar os pensamentos catastróficos e aprender a avaliar a realidade tal qual ela se apresenta, colocando em perspectiva a situação, avaliando o pior caso, o melhor caso e o caso provável.
Essencial reconhecer que pensamentos catastróficos afetam o desempenho em diversas áreas da vida.
Existem 3 estratégias para desafiar crenças catastróficas em tempo real:
2) Desenvolver Forças Pessoais- reconhecer os seus talentos naturais e verificar de que forma contribuem com os relacionamentos pessoais, com sua missão de vida e como auxiliam a vencer desafios.
3) Desenvolver Relacionamentos Fortes- aceitar que os fortes pedem ajuda, compreender que é possível confiar nas pessoas e aprender a se comunicar de forma mais assertiva.
Seligman nos ensina um modelo de comunicação assertiva em 5 passos:
Saúde Física
Há um capítulo inteiro dedicado a explicação de como variáveis psicológicas influenciam o adoecimento, relatando pesquisas sobre doenças cardiovasculares, psiquiátricas, infecciosas, baixa imunidade e câncer, Seligman elenca neste capítulo várias pesquisas sobre a relação entre estado emocional e a saúde.
Conclusão:
Segundo a Psicologia Positiva “A opção saudável ao pensamento negativo não é o pensamento positivo, mas o pensamento crítico. Nós não ensinamos um pensamento positivo estúpido. O que ensinamos é pensamento crítico: as competências do raciocínio para distinguir entre cenários pessimistas irracionais, que paralisam a ação, e os cenários mais prováveis. Esta é uma competência de raciocínio que estimula o planejamento e a ação.”
Informações sobre o livro
izabelmattos@vangarden.com.br
48 99829-9055
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